ABIH Nacional firma acordo com ECAD
A ABIH Nacional firmou um acordo histórico com o ECAD, que oferece termos e condições especiais exclusivos aos meios de hospedagem associados à entidade nacional e às ABIHs estaduais.
No compromisso firmado, os hotéis associados às ABIHs estaduais terão um desconto de até 70% para quitarem seus débitos junto ao órgão arrecadador. O ACORDO DEVE SER FECHADO ATÉ 30 DE SETEMBRO E A VIGÊNCIA DO CONTRATO É DE 12 MESES A CONTAR DE 1º SETEMBRO DE 2021.
O valor devido pode ser dividido em até 12X, contanto que o valor mínimo seja de R$ 1.000,00/mês e será calculado com base nos dados do Ibope e/ou na taxa de ocupação declarada pelo hoteleiro, cálculo que também será utilizado para as futuras cobranças. Quem quiser pagar em mais vezes poderá negociar diretamente com o ECAD, mas os percentuais de desconto serão menores.
As ABIHs Estaduais ficam responsáveis por informar ao ECAD caso algum hotel que tenha feito o acordo se desassocie da entidade. O ACORDO É EXCLUSIVO AOS ASSOCIADOS DA ABIH NACIONAL/ ABIH’S. Também será criada uma comissão nas cinco regiões do país, formada por cinco hoteleiros e cinco membros do ECAD, para que seja estabelecida uma forma de cobrança mais justa, uma vez que hoje uma pousada paga o mesmo que um hotel 5 estrelas.
Essa conquista foi obtida a partir de muita articulação e negociações, iniciadas em 2019, quando a ABIH Nacional trabalhou intensamente pela aprovação da MP 907 que, entre outras coisas, isentou os hotéis de pagarem a taxa do ECAD em seus apartamentos durante seis meses. O diálogo entre a entidade se manteve constante, mesmo após aprovarmos na Câmara a LGT, que isentou os apartamentos de hotéis de pagarem direitos autorais.
Sendo assim, gostaria de reafirmar que a ABIH Nacional está trabalhando continuamente pelos principais pleitos da indústria nacional de hotéis, entre eles as questões relativas à acessibilidade e insalubridade, e seguirá sempre lutando por medidas que beneficiem o ambiente de negócios e estimulem o setor de hotelaria e turismo brasileiros.
Atenciosamente,
Guilherme Sanson
Presidente da ABIH-MG
No Comments