Em live, hoteleiros fazem panorama do impacto do coronavírus em MG

Em live, hoteleiros fazem panorama do impacto do coronavírus em MG

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Debatedores destacaram a importância da união do trade durante a crise

A pandemia de coronavírus foi um balde de água fria para o setor hoteleiro de Minas Gerais. A praça, que após anos de crise vinha sentindo discretas melhoras em seus indicadores, como a alta de 17,2% na diária média de Belo Horizonte em 2019, viu todos os seus esforços perdidos no último mês. Em live promovida pelo Hotelier News e Grupo R1, entidades e profissionais do setor analisaram a situação da hotelaria no estado e deram seus palpites sobre possíveis retomadas.

Encerrada há pouco, a transmissão contou com a apresentação de Peter Kutuchian (Hotelier News) e Raffaele Cecere (R1), além da moderação de Vinicius Medeiros (Hotelier News). Na análise, participaram grandes nomes da hotelaria mineira: Acácio Pinto (Vert Hotéis); César Viana (Hotel Financial); Guilherme Sanson (ABIH-MG); Jair Aguiar Neto (Actual Convention Hotel); Maarten Van Sluys (consultor); e Marcos Valério Rocha (FBHA-MG).

Sluys fez uma breve retrospectiva dos últimos e difíceis anos para o mercado até os dias atuais e ressaltou as principais preocupações do setor em tempos de pandemia. “Estamos escolados em crise, viemos passando por grandes problemas de oferta, demanda e crescimento desordenado. A Copa do Mundo, que seria a redenção da hotelaria refletiu positivamente por um breve momento. Em 2019, começamos a subir a ladeira e atingimos o patamar de R$ 200 em diária média e agora estamos em um desafio sem precedentes. Resumiria esta crise como a somatória de todas as outras”.

Viana reforçou o cenário com a recessão econômica que o país sofreu nos últimos anos. “Tivemos grandes perdas no PIB e quando estávamos em processo de recuperação fomos atingidos por esse tsunami. Tínhamos um planejamento interessante para 2020 e agora estamos analisando números, impactos e como vamos sair dessa de uma maneira mais forte. Precisamos retomar investimentos e apostar na hotelaria, porque ela vai precisar”.

O presidente da ABIH-MG compartilhou alguns números do mercado mineiro diante da pandemia. Até agora, cerca de 50% dos hotéis em Belo Horizonte estão fechados e 70% do total de empreendimentos no estado suspenderam as atividades. “Me chama a atenção que com a paralisação de Congonhas e dos aeroportos do Rio de Janeiro, que são nossos principais mercados emissores nos sinaliza muita coisa. É difícil falar em retomada quando o cenário na capital e no interior são diferentes”.

Live: união no trade

Um dos principais pontos do debate foi a importância da união do trade turístico em momentos de crise, especialmente entre hoteleiros e entidades, como foi defendido por Rocha. “Talvez um dos pontos mais positivos que vamos tirar da crise é que o empresariado, em especial o hoteleiro, entenda a importância das entidades de classe e da sua participação nela, o que para mim é uma das mazelas em aspectos sindicais e associativos. Sabemos como é difícil mobilizar e atrair o hoteleiro para que ele participe e contribua”.

Neto reforçou necessidade de uma representatividade relevante perante o governo e a falta de tomadas de decisões alinhadas. “Quando acontecem situações como as que estamos passando, as entidades são as primeiras a serem acionadas, pois os hoteleiros se veem em um cenário complicado. Tivemos uma boa abertura e estamos pensando no day after com estratégias de promoção e entender o que podemos fazer apesar das incertezas”, comentou. “Vivemos em um país onde todo mundo manda, temos várias pessoas tomando decisões. Definir a situação desta forma é complicado”.

Ainda é cedo para dar palpites sobre uma data para a retomada das atividades, apesar das previsões. Para o diretor de Operações da Vert Hotéis e Atlantica Hotels, o que vai determinar os próximos passos e melhores estratégias será o fluxo financeiro. “O que determina é um estudo bem feito de caixa. Hotéis fechados também têm seus custos fixos como manutenção, limpeza, contratos. Cada hoteleiro precisa estudar seu caixa e entender se é melhor fechar as portas ou manter aberto. De resto, vivemos de esperanças sem sabermos como será. O cenário é dinâmico e estudo precisa ser contínuo”.

Para assistir a live completa acesse o link (a transmissão começa às 1:39:40). Na próxima quarta-feira (22), o Hotelier News e R1 promoverão um bate-papo com profissionais sobre Marketing e Vendas em tempos de pandemia.

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