Belo Horizonte é eleita Cidade Criativa da Unesco pela gastronomia
As cidades de Diamantina e Cataguases (pelo campo da música e do cinema, respectivamente) também concorreram, mas não foram contempladas
Belo Horizonte foi eleita, nesta quarta-feira (30), para integrar a rede de Cidades Criativas da Unesco, na área de gastronomia.
O anúncio foi feito pela diretora geral, Audrey Azoulay, e contemplou mais 65 cidades. A Rede de Cidades Criativas da Unesco conta agora com um total de 246 cidades. Trata-se de um uma plataforma internacional, criada em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.
As Cidades Criativas, segundo o órgão, são aquelas que trazem uma contribuição para alcançar desenvolvimento sustentável por meio de pensamento e ação inovadores. “Em todo o mundo, essas cidades, cada uma a seu modo, fazem da cultura o pilar, e não um acessório, de sua estratégia”, disse Audrey Azoulay. “Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens”, completou.
As cidades de Diamantina e Cataguases (pelo campo da música e do cinema, respectivamente) também concorreram à rede neste ano, mas não foram contempladas.
Números
Belo Horizonte é o segundo destino mais bem avaliado quando o critério é o paladar pelos turistas estrangeiros que visitaram o país entre 2016 e 2017, como aponta o Ministério do Turismo. Vale dizer, o primeiro lugar fica com Belém, que foi eleita Cidade Criativa pela Unesco, em 2015.
Para dimensionar a força da gastronomia, pode-se recorrer a expressivas cifras: o setor movimenta R$ 4,5 bilhões a cada ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – e absorve quase 40% dos postos de trabalho da economia criativa total, com cerca de 54 mil postos, empregando formalmente 21 mil pessoas, de acordo com dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged).
Veja a lista com as 66 novas Cidades Criativas da UNESCO
Afyonkarahisar (Turquia) – Gastronomia
Ambon (Indonésia) – Música
Angoulême (França) – Literatura
Areguá (Paraguai) – Artesanato e Arte Folclórica
Arequipa (Peru) – Gastronomia
Asahikawa (Japão) – Design
Isabela Martins
Assessora de Comunicação
No Comments